Inscreva-se na newsletter

Inscreva-se na newsletter de Stellantis Communications e fique atualizado sobre todas as novidades

30 ago. 2017

Alfa Romeo celebra os 50 anos do lendário 33 Stradale

O 33 Stradale “completa” 50 anos: foi apresentado em 31 de Agosto de 1967, na véspera do GP de Itália de Fórmula 1, no Autódromo de Monza, expressão máxima da ligação entre o mundo das corridas e os automóveis de estrada.

 

Um automóvel icónico, perfeito ponto de encontro entre o enaltecimento da tecnologia, as soluções mecânicas aplicadas na competição e um estilo único. O 33 Stradale "completa" 50 anos: foi apresentado em 31 de Agosto de 1967, na véspera do GP de Itália de Fórmula 1, no Autódromo de Monza, expressão máxima da ligação entre o mundo das corridas e os automóveis de estrada. Uma ligação selada pela presença do Quadrifoglio, utilizado pela primeira vez por Ugo Sivocci em 1923 e adoptado, a partir dos anos Sessenta, como símbolo oficial da marca nos Alfa Romeo de performances desportivas mais exuberantes, como o Giulia Q.

 

A beleza imortal do 33 Stradale, obra do génio criativo de Franco Scaglione, aliada à tecnologia derivada directamente do Tipo 33, faz do modelo um dos ícones mais representativos da Alfa Romeo, admirável exemplar de uma família de viaturas nascida para vencer.

 

O Museu Histórico Alfa Romeo de Arese presta homenagem a este modelo e, em geral, ao projecto 33 - automóveis de competição que ofereceram à Alfa Romeo uma longa série de extraordinários sucessos - através de uma exposição temporária, uma espécie de itinerário em 33 etapas que percorre a sua história, os seus protagonistas e os seus sucessos.

 

A mostra parte, obviamente, dos automóveis, a começar pelo protótipo do 33 Stradale exposto permanentemente no Museu no local de maior prestígio, diante da gigantesca instalação luminosa que representa o ADN Alfa Romeo. Em suma, o modelo 33 Stradale ainda hoje é exibido como exemplo de perfeito equilíbrio entre a mecânica sofisticada e o estilo que a reveste, numa harmonia que pode sintetizar-se numa frase cara à marca: "La bellezza necessaria".

 

A exposição prossegue com cinco dos seis protótipos derivados do chassi do 33 realizados por grandes mestres do design de automóveis - Carabo, Iguana, 33/2 Speciale, Cuneo e Navajo - e com as viaturas de competição 33/2 Daytona, 33/3, 33 TT12 e 33 SC12 turbo. E com tantos outros capítulos de uma história que, desde 1967 até agora, tem contagiado a produção Alfa Romeo. 

 

Preparada pelo Museu Histórico de Arese sob o nome "33 La bellezza necessaria", a exposição estará aberta ao público a partir de 31 de Agosto durante o normal horário de funcionamento (todos os dias, excepto à terça‑feira, entre as 10 e as 18h00).

 

Esta é a primeira etapa de um programa de eventos que o Museu, a Alfa Romeo e a FCA Heritage - departamento do Grupo dedicado à tutela e à promoção do património histórico das marcas italianas da FCA - vai dedicar ao 50.º aniversário do 33 Stradale, sublinhando a ligação entre a história, inesgotável fonte de inspiração para a criação dos novos modelos, e o futuro, num equilíbrio entre inovar e, ao mesmo tempo, manter vivo o ADN da imagem única, inconfundível, dos modelos Alfa Romeo.