Inscreva-se na newsletter

Inscreva-se na newsletter de Stellantis Communications e fique atualizado sobre todas as novidades

01 mar. 2018

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio - Apresentação Internacional à Imprensa

O modelo em síntese Motor a gasolina 2,9 litros V6 Bi-Turbo e transmissão de oito velocidades • Potência máxima de 510 cv a 6500 rpm e binário máximo de 600 Nm entre as 2500 e as 5000 rpm. • De 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e velocidade máxima de 283 km/h, no topo da classe. • Transmissão automática de oito velocidades e passagens de caixa em apenas 150 milésimos de segundo em modo Race. • Equipado de série com comandos de patilhas em alumínio maciço integradas na coluna de direcção.

Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio - Apresentação Internacional à Imprensa

 

O modelo em síntese

O primeiro "Quadrifoglio" que é também um SUV.

O Stelvio Quadrifoglio, novo modelo com muitos elementos de topo de gama, tornou-se de imediato a referência no segmento dos SUV compactos. Com as suas imponentes características de design, performances e tecnologia, o Stelvio Quadrifoglio é o "SUV mais rápido em circuito", tendo estabelecido o novo recorde para a sua classe no icónico circuito de Nürburgring: 7 minutos 51,7 segundos.

O Stelvio Quadrifoglio é equipado com o exclusivo motor a gasolina em alumínio 2.9 V6 Bi-Turbo, desenvolvido com a contribuição de tecnologias e know-how de engenharia da Ferrari, que desenvolve 510 cv de potência máxima a 6500 rpm e debita 600 Nm de binário máximo entre as 2500 e as 5000 rpm. Este grupo motopropulsor é acompanhado por uma transmissão automática de oito velocidades especificamente regulada que permite efectuar passagens de caixa em apenas 150 milésimos de segundo em modo Race. Além disso, para maximizar a experiência de condução, o modelo é equipado, de série, com comandos de patilhas em alumínio maciço integradas na coluna de direcção.

As performances são notáveis: de 0 a 100 km/h em apenas 3,8 segundos e velocidade máxima de 283 km/h, no topo da classe. Mas o SUV desportivo da Alfa Romeo é também incrivelmente eficiente em termos de emissões e de consumo de combustível, graças ao sistema de controlo electrónico de desactivação dos cilindros e à função de "movimento por inércia", disponível no Modo Advanced Efficiency.

Pela primeira vez, o motor a gasolina 2.9 V6 de 510 cv Bi-Turbo é acoplado ao inovador sistema de tracção integral Q4, garantia de performances, tracção, prazer de condução e segurança imbatíveis em todas as situações. Além disso, o Stelvio Quadrifoglio é equipado com o exclusivo Chassis Domain Control AlfaTM e é o único SUV na sua classe a oferecer, de série, o diferencial de Vectorização Activa de Binário AlfaTM. Igualmente de série, a inovadora Suspensão Activa AlfaTM controla continuamente e de forma activa as suspensões e os amortecedores. Sem esquecer que o Stelvio Quadrifoglio garante comportamento e conforto impecáveis, graças à configuração da suspensão, com exclusiva tecnologia AlfaLinkTM: à frente, com sistema de duplo braço com eixo de direcção semivirtual e, atrás, com sistema Multilink de quatro braços e meio. Em todas as situações e a qualquer velocidade, conduzir o SUV Quadrifoglio, com a relação de direcção mais directa do mercado (12,1:1), é natural e instintivo.

O Stelvio Quadrifoglio detém dois títulos de melhor na classe que o tornam o SUV do seu segmento com mais elevadas performances: com peso em vazio de 1830 kg, o modelo goza da melhor relação peso/potência na sua categoria (3,6 kg/cv) e da melhor potência específica (176 cv/l). Estes admiráveis resultados, sinónimo de grande prazer ao volante, foram alcançados através da perfeita distribuição do peso entre os dois eixos e da utilização de materiais ultraleves, como fibra de carbono para o veio de transmissão, e alumínio para o motor, suspensões, travões, portas, guarda-lamas, capô e porta da bagageira.

Outra característica especial do Stelvio Quadrifoglio é o inovador Sistema Integrado de Travagem de comando electromecânico (IBS) - um exclusivo da Alfa Romeo, utilizado pela primeira vez no Giulia - que se tornou o novo ponto de referência em termos de resposta e distância de imobilização, em qualquer tipo de piso, e de redução de peso em comparação com um sistema de travagem convencional. Como opcional, depois do lançamento, estarão disponíveis discos de travões de altas performances de carbono e cerâmica.

Performances excepcionais e tecnologia de ponta são claramente transmitidas pelo estilo único do Stelvio Quadrifoglio, a melhor expressão do design italiano, concretizado com o inconfundível talento da Alfa Romeo, com perfeita sinergia de forma e função, numa viatura musculosa e sensual. Entre as características mais marcantes do novo modelo, estão o capô com aberturas estruturais para permitir a saída do ar do compartimento do motor, as saias laterais desportivas e os imponentes guarda-lamas, tudo na cor da carroçaria, e os quatro terminais de escape.

Encontramos a mesma caracterização desportiva, com um toque de elegância tipicamente italiana, no interior, "feito por medida" como um requintado fato personalizado, com escrupuloso cuidado e materiais de primeira qualidade: fibra de carbono, pele e Alcantara. O centro do tabliê é dominado pelo novo sistema de infoentretenimento Connect 3D NAV 8,8" AlfaTM

O sistema oferece Apple CarPlay, o modo mais inteligente e seguro de utilizar o iPhone no automóvel.

Também a aplicação Android AutoTM é compatível com o novo sistema de infoentretenimento, trazendo para a viatura o melhor do Google.