Inscreva-se na newsletter

Inscreva-se na newsletter de Stellantis Communications e fique atualizado sobre todas as novidades

18 mai. 2017

FCA Heritage protagonista das Mille Miglia 2017

• Realiza-se entre 18 e 21 de Maio a 35.ª reevocação histórica da prova em estrada mais famosa de sempre. • A Alfa Romeo, “Patrocinadora Automobilística” do evento, e a Lancia participam na prova com preciosos exemplares de época.

FCA Heritage protagonista das Mille Miglia 2017

 

 

  • Realiza-se entre 18 e 21 de Maio a 35.ª reevocação histórica da prova em estrada mais famosa de sempre.
  • A Alfa Romeo, "Patrocinadora Automobilística" do evento, e a Lancia participam na prova com preciosos exemplares de época.
  • Do Museu Histórico Alfa Romeo chegam três preciosidades: o 6C 1750 Gran Sport de 1930, o 6C 2300 Mille Miglia de 1938 e o 1900 Super Sprint de 1955.
  • Na grelha de partida, sobressaem o Lancia Aprilia de 1937 e o Lancia Aurelia B24 de 1955.
  • público poderá ainda apreciar o Stelvio e o Giulia, as mais recentes novidades da Alfa Romeo, que definem o novo paradigma da marca.
  • Ao longo do percurso da prova, desfilarão ainda dois exemplares do Ypsilon Unyca, a nova, acessível e glamorosa série especial da Lancia.
  • Informações mais detalhadas sobre as viaturas e os protagonistas das equipas da FCA Heritage no site www.fcaheritage.com e nas redes sociais Alfa Romeo e Lancia.

 

Realiza-se, entre 18 e 21 de Maio, a reevocação histórica das Mille Miglia, "o mais belo museu itinerante do mundo", segundo a célebre definição de Enzo Ferrari. Agora na sua 35.ª edição, o evento conta com a participação de preciosas viaturas históricas das marcas Alfa Romeo e Lancia pertencentes à colecção da FCA Heritage, estrutura que coordena todas as actividades da empresa ligadas ao mundo do automobilismo histórico. Como é tradição, esta prova de sabor antigo - de que a Alfa Romeo é "Patrocinadora Automobilística" pelo terceiro ano consecutivo - começa e termina em Brescia, depois de atravessar alguns dos locais mais sugestivos de Itália, com ponto de viragem em Roma.
Estas raridades automóveis serão acompanhadas pelas mais recentes novidades da Alfa Romeo: o Stelvio, o primeiro SUV na história da marca, garantia de performances sem compromissos e de grande prazer de condução, graças à excelência da sua mecânica e dos seus motores, e o fascinante Giulia, a berlina desportiva que representa o novo paradigma da marca graças aos seus revolucionários cânones de estilo, desportividade e tecnologia. O Giulia contém em si todos os elementos que fizeram da Alfa Romeo uma das marcas mais desejáveis: design inconfundivelmente italiano, motores de altas prestações, perfeita distribuição do peso, soluções técnicas únicas e melhor relação peso/potência da categoria.
Ao longo do percurso, desfilarão ainda dois exemplares do Lancia Ypsilon Unyca, a nova e acessível série especial repleta de glamour que sintetiza o perfeito equilíbrio entre requinte casual e dinamismo.

 

Alfa Romeo

6C 1750 Gran Sport (1930)

No mítico percurso da "Flecha Vermelha" voltam a correr o 6C 1750 Gran Sport de 1930, o 6C 2300 Mille Miglia de 1938 e o 1900 Super Sprint de 1956. São três preciosos exemplares do Museu Histórico Alfa Romeo, denominado "La macchina del tempo", que percorrem as estradas das Mille Miglia, prova realizada entre 1927 e 1957 e onde as viaturas da Alfa Romeo triunfaram 11 vezes: um recorde que nunca poderá ser batido. Os olhos dos fãs estarão virados para o 6C 1750 Gran Sport, mítico modelo com que Tazio Nuvolari e Giovanni Battista Guidotti venceram a prova de Brescia em 1930. Além da lendária "ultrapassagem com faróis apagados", o piloto de Mântua conquistou, naquele ano, o recorde dos 100 km/h de velocidade média em todo o percurso. A carroçaria foi construída pelo ateliê milanês Zagato e continua, ainda hoje, a suscitar a admiração de quantos têm a sorte de poder apreciá-la.

 

6C 2300 Coupé Mille Miglia (1938)

À partida em Viale Venezia estará também presente o 6C 2300 Coupé Mille Miglia com carroçaria elaborada pela Touring, similar à viatura que conseguiu a vitória na classe na edição de 1937 e conquistou o quarto lugar na classificação geral e que recebeu o testemunho do 6C 2300 Pescara primeira série. A denominação "Mille Miglia" é uma homenagem ao óptimo desempenho na prova de 1937: primeiro na categoria e quarto absoluto. Sob o capô, esconde-se um motor de 6 cilindros em linha de 2309 cm3, capaz de debitar 95 cv a 4500 rpm e de levar a viatura a 170 km/h. A bordo do automóvel que participa na prova segue uma equipa de excepção, composta por Arturo Merzario e Jean-Pierre Jarier. Uma equipa competitiva e representativa da gloriosa história da Alfa Romeo no desporto motorizado. De facto, ambos conquistaram o campeonato mundial sport protótipos de 1977, vencendo todas as provas do calendário na respectiva categoria ao volante do Alfa Romeo 33 SC 12.

 

1900 Super Sprint (1956)

Segundo uma tradição enraizada na família dos 1900, o Sprint foi substituído em 1955 pelo Super Sprint: semelhante à viatura que o precedeu, apresentava a novidade da caixa de cinco velocidades com relações mais curtas. Adoptava os mesmos órgãos mecânicos da Berlina T. I. Super, ou seja, cilindrada de 1975 cm3, carburador invertido de corpo duplo e dupla junta de cardãs traseira. Os 115 cv que debitava a 5500 rpm permitiram-lhe, na segunda versão de 1956 que participou nas Mille Miglia, atingir a notável velocidade de 190 km/h.

 

Lancia

Aprilia (1937)

O Aprilia, apresentado em 1936, representa o testamento espiritual de Vincenzo Lancia que, infelizmente, faleceu alguns meses antes da comercialização da viatura. Equipado com carroçaria autoportante sem pilar central integrada com o chassi, a viatura era dona de uma estética decididamente inovadora em relação ao design das berlinas da altura e caracterizava-se por uma linha particularmente aerodinâmica que, aliada a considerável leveza, lhe permitia atingir uma velocidade de cerca de 130 km/h e, ao mesmo tempo, garantir consumos modestos. Para este resultado, contribuía também o novo motor de quatro cilindros em V estreito e câmaras de combustão hemisféricas. Para além das suspensões dianteiras independentes telescópicas, já tradicionais na Lancia, este modelo adoptou suspensões independentes também no eixo traseiro.

 

Aurelia B24 Spider (1955)

Desenhado por Pinin Farina e considerado por muita gente o mais belo spider do mundo, o B24 foi apresentado no Salão de Bruxelas em 15 de Janeiro de 1955. Desta viatura, com elementos estéticos muito característicos, como os pára-choques "em asa", as portas sem puxadores nem vidros e o pára‑brisas panorâmico com os pilares recuados, ao estilo americano, foram construídas 240 unidades até Outubro de 1955. O motor, o lendário 6 cilindros em V projectado por Francesco De Virgilio, tinha 2451 cm3 de cilindrada e desenvolvia 118 cv que lhe permitiam chegar aos 180 km/h. A versão seguinte, "Convertibile America", foi apresentada no Salão de Turim em Janeiro de 1956 e era bastante mais clássica e confortável: a potência do motor foi ligeiramente reduzida, as portas foram equipadas com puxadores e com vidros de abrir. Foi produzido até ao fim de 1958. Ao volante do Aurelia está Helio Ascari, descendente do mítico Alberto que triunfou na prova de 1954 das Mille Miglia com o Lancia D24.

 

Também este ano o percurso das "Mille Miglia" apresenta algumas modificações. Cada edição desta prova representa um pouco de corrida, um pouco de aventura e um pouco de admiração pelo "museu itinerante mais belo do mundo", sendo que nenhuma é igual à precedente. É este o segredo deste evento que todos os anos conta com o aplauso e o calor do público, sinal claro de que estes automóveis continuam a suscitar grandes emoções, mesmo junto dos jovens que enchem as praças. A presença da FCA Heritage é uma confirmação da particular atenção que a FCA dedica ao mundo das viaturas históricas e aos eventos que valorizam a tradição desportiva das suas marcas.

 

Estão disponíveis informações mais detalhadas sobre as viaturas e os protagonistas das equipas da FCA Heritage no respectivo site e nas redes sociais oficiais Alfa Romeo e Lancia, as quais serão enriquecidas diariamente até à conclusão do evento.