Inscreva-se na newsletter

Inscreva-se na newsletter de Stellantis Communications e fique atualizado sobre todas as novidades

05 mar. 2019

Novo protótipo Alfa Romeo Tonale: a eletrificação encontra-se com a beleza e o dinamismo

● O protótipo do primeiro SUV Alfa Romeo de segmento médio híbrido plug-in faz a sua estreia no Salão Internacional do Automóvel de Genebra. ● O protótipo Tonale junta-se ao crescente segmento que interpreta a linguagem típica da beleza Alfa Romeo. É um SUV de dimensões médias de vocação urbana e personalidade atlética.

Novo protótipo Alfa Romeo Tonale: a eletrificação encontra-se com a beleza e o dinamismo

 

  • O protótipo do primeiro SUV Alfa Romeo de segmento médio híbrido plug-in faz a sua estreia no Salão Internacional do Automóvel de Genebra.
  • O protótipo Tonale junta-se ao crescente segmento que interpreta a linguagem típica da beleza Alfa Romeo. É um SUV de dimensões médias de vocação urbana e personalidade atlética.
  • Os elementos distintivos do estilo italiano são projetados no futuro, atingindo a perfeita harmonia entre valioso património e participação em novos preceitos.
  • Conservando os valores Alfa Romeo, cada pormenor foi projetado de acordo com as necessidades do condutor.
  • O prazer de condução reside na ergonomia, nos materiais de alta qualidade e, acima de tudo, no incomparável dinamismo.
  • O Protótipo Tonale é a entrada da Alfa Romeo na eletrificação. Tecnologia avançada e proverbial dinamismo de condução encontram-se para aproveitar as oportunidades emergentes e oferecer respostas a novos desafios.

 

A Alfa Romeo entra no mundo dos automóveis elétricos no Salão do Automóvel de Genebra 2019 revelando o novo protótipo do SUV de dimensões médias Alfa Romeo Tonale. O Tonale é o primeiro híbrido plug-in e o primeiro SUV de dimensões médias da Alfa Romeo. Vem reescrever as regras do segmento que atualmente regista mais rápido crescimento, recorrendo à típica linguagem da marca, feita de exclusivo estilo italiano e de incomparável prazer de condução.

 

Uma viatura inspirada na beleza e nos valores de design da Alfa Romeo

O design do Tonale é uma expressão que olha para o futuro com afeto. As dimensões compactas personificam o exclusivo design italiano e o inconfundível estilo moderno e original típico da Alfa Romeo, atingindo a perfeita harmonia entre valioso património e antecipação de novos preceitos. A Alfa Romeo leva muito a sério a essência da arte e da cultura italianas, através da intemporal experiência artesanal da escultura manual. O Tonale inspira-se na beleza e nas nuances associadas às formas humanas e ao movimento orgânico da luz resultantes de linhas e volumes puros. O seu estilo recorda de forma tangível diversos elementos de design consagrados, sinónimo da rica história da Alfa Romeo, com uma execução que representa uma abordagem moderna à nova anatomia Alfa Romeo. Um elemento que faz eco da tradição do ADN Alfa Romeo são as jantes com representação de um disco de marcação telefónica. O design das jantes de 21" do Tonale mostra isso mesmo através de uma construção arquitetónica ligeira, criando uma execução honesta e impactante do tema circular. A linhagem das jantes em forma de disco de telefone remonta aos anos de 1960, utilizada orgulhosamente pelo icónico 33 Stradale. O inconfundível design das jantes do Tonale é também celebrado harmoniosamente com um exclusivo esquema de pneus Pirelli. Os arrojados e elegantes volumes da lateral da carroçaria fazem referência a um passado aparentemente distante, lembrando as sensuais qualidades que encontramos nas formas puras do Duetto e do Disco Volante Spider, enquanto a "Linea GT" do Tonale interpreta a tensão e a confiança da vigorosa postura do tão apreciado GT Junior. A frente ostenta a assinatura "Trilobo" da Alfa Romeo e a inconfundível grelha "Scudetto" que serve como ponto central de força, orientando a velocidade e a fluidez que se move ao longo do Tonale. Ao lado do icónico "Scudetto" e completando a frente monográfica, estão as luzes dianteiras "3 mais 3" que evocam o orgulhoso olhar espelhado do SZ e do Brera. A traseira do Tonale é elegantemente definida por um envolvente volume envidraçado, complementado no topo por um spoiler suspenso que realça a continuidade entre o tejadilho transparente e o óculo traseiro. Como em qualquer Alfa Romeo, o design revela o toque humano, com luzes traseiras a representarem a reminiscência de uma assinatura artística e não um elemento de iluminação ótica... Uma espécie de rubrica luminosa nascida diretamente da mão do artista.  

 

Inspirado na incontornável história da Alfa Romeo na competição, o design do interior do Tonale invoca a paixão que lhe é associada, oferecendo uma condução enérgica através de formas dinâmicas e de pura escultura. O interior é muito orientado para o condutor, mas não de forma egoísta, pois a configuração foi desenhada para proporcionar conforto a quatro passageiros. As linhas gestuais desenhadas à mão estendem-se através do interior para criar uma tensão muscular, como se o que o rodeia estivesse pronto para se alongar. O significado emocional do interior do Tonale é também criado pelo contraste de materiais ricos, como a fria solidez do alumínio combinada com o suave e acolhedor calor do revestimento em pele e Alcantara. No interior, sobressaem painéis translúcidos iluminados, como o túnel central, que oferece a localização perfeita para o elemento essencial da Alfa Romeo, o seletor de modo DNA. O habitáculo do Tonale oferece uma experiência inclusiva, com pormenores tipicamente marcados pela exclusividade. O ambiente é imersivo e acolhedor, com aqueles atributos dinâmicos apreciados por quem adora conduzir. 

 

O protótipo Tonale é equipado com tecnologia de elevados padrões para assegurar ao utilizador uma experiência conectada, confortável e dinâmica, mas mantendo o prazer de uma condução desportiva de primeira linha.
A atenção do condutor estará concentrada na estrada, com foco periférico sobre o painel de instrumentos totalmente digital de 12,3" e sobre o ecrã tátil central de 10,25". O novo sistema de informação e entretenimento apresenta uma perfeita e fluida interface multitarefa que permite ao condutor dispor dos mais recentes elementos e funcionalidades prontamente na ponta dos dedos. O Tonale permite que o condutor esteja completamente conectado com as comunidades Alfa Romeo Lifestyle e Social, realizadas e apresentadas através dos novos conteúdos de informação e entretenimento "Alfista" e "Paddock". 

 

  • "Alfista" é uma experiência de Alfa Romeo Lifestyle imersiva, proporcionando uma interface totalmente conectada com os clubes Alfa Romeo e com os eventos da comunidade, como reuniões, viagens e encontros. Esta app, integrada no veículo, dá ao condutor acesso a notícias em tempo real e a atualizações sobre acontecimentos da atualidade da Alfa Romeo. O cliente tem a possibilidade de confirmar a presença em eventos e reuniões, encomendar bilhetes para a Alfa Romeo Racing, bem como, por exemplo, candidatar-se a oportunidades de ganhar acesso VIP a eventos especiais patrocinados pela Alfa Romeo. 
  • "Paddock" é a garagem e o mercado do Alfa Romeo Tonale para ver em tempo real e comprar as mais recentes atualizações e equipamento de elementos do interior e do exterior. A app Paddock permite também que o cliente percorra a lista das mais recentes ofertas de merchandise e vestuário Alfa Romeo, que podem ser encomendadas com um toque no ecrã.  

 

O Alfa Romeo Tonale é o nosso olhar sobre o futuro do segmento CUV, criando uma expressão criativa holística através da combinação de beleza e tecnologia. Para o Design Alfa Romeo, é a nossa "opera d'arte", a nossa obra de arte...

... ou, expresso de outro modo, o nosso Alfa Romeo Tonale. 

 

Genuinamente Alfa Romeo

O Tonale marca a estreia da marca no segmento dos "utility vehicle" de dimensões médias, fazendo-o de acordo com as características que desde sempre identificam cada modelo Alfa Romeo. O objetivo é proporcionar a melhor dinâmica de condução no segmento e aplicar a eletrificação em perfeito estilo Alfa Romeo. É a evolução natural da marca em direção a sinergias de propulsão capazes de realçar a performance e a dinâmica de condução. Em vez de, simplesmente, se adaptar a novos standards, com o protótipo Tonale a Alfa Romeo reinterpreta o próprio ADN para captar a nova ideia de beleza, energia, harmonia, eficiência e condução fácil e intuitiva. A eletrificação do Alfa Romeo está ao serviço do temperamento desportivo e enfatiza a famosa missão da marca de "Mecânica das emoções". Assim, não precisa de se expressar através de elementos típicos ou de decoração específica, bastando-lhe alguns pormenores, como o logótipo Alfa, ou "Biscione" numa ótica híbrida, um pequeno mas definitivo elemento que faz sobressair o Tonale. O motor elétrico traseiro abre caminho a novas soluções tecnológicas que oferecem condução dinâmica e maximizam a tração e o prazer de uma condução desportiva. A evolução está também patente nos modos de condução geridos pelo Alfa D.N.A. Desde o início no Giulietta, no Mito e no 4C, e através do desenvolvimento no Giulia e no Stelvio, chegou ao Tonale implementando funções de gestão de energia específicas.
Com o Tonale, o modo "Dynamic" evolui para "Dual Power" e garante o máximo débito de potência dos dois motores. O ecrã tátil de informação e entretenimento apresenta um botão E-mozione, que oferece programação do acelerador específica, travagem mais incisiva e resposta mais direta da direção. O modo "Natural" continua a manter a otimização das performances, sendo o compromisso entre a utilização dos motores elétrico e de combustão interna gerido automaticamente. Isto traduz-se em poupança diária de energia e de combustível, mas sem prejudicar as performances. O modo "Advance Efficiency" torna-se "Advance E" para otimizar as performances em modo completamente elétrico. Assim, em linha com os princípios da marca, a propulsão híbrida plug-in realça a beleza e as características desportivas e dinâmicas de cada Alfa Romeo, levando-as até um novo nível. No Tonale, a eletrificação envolve as performances e representa um novo modo de conseguir melhor desempenho e notável divertimento de condução.

 

Alfa Romeo Tonale

O Tonale personifica o potencial de aventura de um SUV dinâmico de dimensões médias capaz de assegurar a adrenalina da condução desportiva inerente à imagem da marca, também em contextos urbanos e sempre com a mesma facilidade. O zumbido do motor elétrico acompanha o genuíno rugido Alfa Romeo, criando uma sinergia eficiente e excitante ao serviço do prazer de condução. A mudança para energia elétrica é a mais recente e importante página da história de 109 anos da lenda da Alfa Romeo e uma das que irá impulsionar a marca em direção ao futuro. Isto está também por trás do nome escolhido para o novo protótipo. A Passagem de Tonale, não muito longe do Desfiladeiro de Stelvio, nos Alpes, é um grande anfiteatro natural famoso pelos seus majestosos picos, um espetáculo natural de entusiasmantes quedas de água e de neve durante todo o ano, num cenário de tirar o fôlego. Diretamente ligada ao Desfiladeiro de Stelvio, na área da Passagem de Tonale coexiste a excitação e a harmonia. O Tonale representa um importante desenvolvimento sob o signo da continuidade e da proximidade geográfica, uma evolução traçada ao longo do tempo numa sugestiva associação.

 

Séries Especiais Quadrifoglio Alfa Romeo Racing

A Alfa Romeo apresenta, no Salão Internacional do Automóvel de Genebra, as séries especiais em edição limitada Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio "Alfa Romeo Racing" equipadas com um exclusivo Kit Aero em fibra de carbono desenhado em parceria com a Sauber Engineering.
Este exclusivo conteúdo reitera a cada vez mais profunda ligação ao mundo da Fórmula 1. Estas séries especiais comemoram a lenda da Alfa Romeo na competição e o regresso de um piloto italiano à Fórmula 1, com Antonio Giovinazzi a juntar-se ao Campeão do Mundo Kimi Räikkönen na equipa "Alfa Romeo Racing". Longe de ser um kit cosmético, é um elemento de equipamento técnico que melhora o desempenho aerodinâmico da viatura ao aumentar a força vertical descendente e ao realçar as já excelentes qualidades dinâmicas das versões Quadrifoglio.
O kit técnico complementa as ações levadas a cabo para tornar as versões de edição limitada mais leves e mais potentes, demonstrando a atenção e a pesquisa da Alfa Romeo com vista ao contínuo melhoramento das performances. As viaturas caracterizam-se por peso reduzido e potência aumentada. O primeiro objetivo foi alcançado com a ampla utilização de fibra de carbono em elementos externos, em bancos Sparco em pele e Alcantara com estrutura em carbono, no sistema de travagem sobredimensionado com discos de travões em carbono e cerâmica e no sistema de escape específico em titânio Akrapović. A operação eliminou cerca de 28 quilogramas às versões standard do Quadrifoglio. A "dieta" foi acompanhada pela otimização técnica feita pelos engenheiros da Alfa Romeo que resultou em mais potência e binário, atingindo 520 cv.
A já excitante experiência de condução do Alfa Romeo Quadrifoglio torna-se ainda mais potente. Há um privilégio especial para vinte afortunados condutores. Ao longo do ano, dez viaturas Giulia e dez SUV Stelvio estarão disponíveis para representar as dez vitórias da Alfa Romeo na Fórmula 1, cada uma das quais exibindo um emblema específico com o nome de um Grande Prémio conquistado pela Alfa Romeo e respetivo ano. Os clientes do Giulia e do Stelvio Quadrifoglio "Alfa Romeo Racing" serão convidados a viver uma experiência de cliente completa e específica. A partir do Salão do Automóvel de Genebra, poderão expressar o seu interesse na compra de uma viatura através dos canais oficiais da Alfa Romeo.