Inscreva-se na newsletter

Inscreva-se na newsletter de Stellantis Communications e fique atualizado sobre todas as novidades

27 nov. 2018

Os segredos da dinâmica de condução da Alfa Romeo

• Os segredos da famosa dinâmica de condução da Alfa Romeo foram revelados, pela primeira vez, num original evento que combinou workshops técnicos e sessões de condução no Centro de Provas de Balocco.

Os segredos da dinâmica de condução da Alfa Romeo

 

  • Os segredos da famosa dinâmica de condução da Alfa Romeo foram revelados, pela primeira vez, num original evento que combinou workshops técnicos e sessões de condução no Centro de Provas de Balocco.
  • Foi um dia de descoberta das mais inovadoras e exclusivas soluções tecnológicas que tornam a experiência de condução a bordo da nova geração Alfa Romeo ainda mais empolgante.
  • Especial foco sobre a tracção às quatro rodas com tecnologia Q4, projectada para gerir em tempo real a aderência do veículo ao solo, e sobre o Sistema de Travagem Integrada, que reduz significativamente a distância de travagem em qualquer superfície.
  • Também em análise a Vectorização de Binário, que proporciona um imbatível controlo de tracção e a exclusiva arquitectura das suspensões AlfaLinkTM, responsáveis por um comportamento superlativo, suportado por uma irrepreensível distribuição do peso e uma excelente relação peso/potência.

 

Pela primeira vez, a Alfa Romeo revelou os segredos da sua conceituada dinâmica de condução em quatro aprofundados workshops técnicos e sessões de condução propositadamente estudadas para testar as soluções tecnológicas da Alfa Romeo. Os pouco convencionais testes foram realizados no Centro de Provas do Grupo FCA em Balocco, onde a engenharia e a tecnologia põem à prova as mais inovadoras soluções técnicas, fazendo da condução da berlina desportiva Giulia e do SUV premium Stelvio uma experiência ainda mais empolgante, mesmo nas mais potentes versões Quadrifoglio.
Giulia Quadrifoglio e Stelvio Quadrifoglio, ambos na vanguarda do design Alfa Romeo, foram os primeiros modelos a utilizar os sofisticados sistemas, depois alargados a toda a gama. Esta abordagem "descendente", única na indústria automóvel, está no cerne do espírito Alfa Romeo: uma forma globalmente única, que combina o perfeito equilíbrio do design italiano com motores de vanguarda, irrepreensível distribuição do peso, soluções técnicas exclusivas e excelente relação peso/potência em todas as suas criações mecânicas.
Entrar no Giulia ou no Stelvio significa aceder a uma nova dimensão, em que o foco é o condutor, as suas emoções e o seu desejo de uma experiência de condução entusiasmante. Um princípio que se reflecte na precisão da direcção, na pronta resposta do acelerador e na imediata reacção da transmissão e dos travões. Sem esquecer a possibilidade de escolha entre tracção traseira ou tracção às quatro rodas que, mais do que um mero tributo às mais autênticas raízes da lenda Alfa Romeo, é também uma solução técnica que assegura elevadas performances e surpreendente diversão. Isto faz da vertiginosa experiência de condução garantida ao volante de um Alfa Romeo uma agradável surpresa, mesmo para o mais talentoso e exigente condutor.
Os workshops e sessões de condução realizados para revelar a famosa dinâmica de condução da Alfa Romeo contemplaram quatro painéis de discussão aprofundada, como, por exemplo, o grau de inovação da tracção integral com tecnologia Q4, projectada para controlar a tracção do veículo de forma reactiva e previsível, a fim de oferecer os mais elevados níveis de performance, eficiência e segurança. Resumindo, o sistema Q4 da Alfa Romeo proporciona todas as vantagens da tracção integral e ainda boa economia de combustível, performances ágeis e todo o prazer de condução de uma viatura de tracção traseira. As versões com tracção às quatro rodas Q4 podem ainda integrar um diferencial traseiro autoblocante mecânico Q2, disponível como opcional também em versões apenas com tracção traseira. O diferencial traseiro autoblocante acentua a agilidade e a natureza desportiva, assegurando tracção perfeita para uma experiência de condução inesquecível.
Outro dos destaques do evento foi para outro exclusivo conteúdo Alfa Romeo: o Sistema Integrado de Travagem (Integrated Brake System - IBS), sistema electromecânico que combina controlo de estabilidade com o tradicional servofreio para oferecer uma resposta instantânea dos travões e, assim, reduzir a distância de imobilização, além de contribuir significativamente para a optimização do peso. O IBS está ainda disponível com discos de carbono e cerâmica nas versões Quadrifoglio.
Foi dedicada ainda especial atenção à Vectorização Activa do Binário AlfaTM (Active Torque Victorino), conteúdo tecnológico de vanguarda concebido para alcançar as melhores performances num modelo desportiva. Em concreto, as duas embraiagens no diferencial traseiro permitem controlar o binário enviado para cada roda separadamente. Assim, a potência é transferida para o solo de forma mais eficaz, mesmo quando a viatura é levada até aos seus limites dinâmicos. Isto torna-a segura e divertida de conduzir em todas as situações, sem ser sequer necessária a intervenção intrusiva do sistema de controlo de estabilidade. A Vectorização Activa de Binário AlfaTM Romeo, tal como todos os outros sistemas activos de controlo, é supervisionada pelo Chassis Domain Control: uma exclusiva central de "inteligência" da viatura que a Alfa Romeo criou com os seus próprios algoritmos para gerir harmoniosamente e em tempo real todos os dispositivos electrónicos que intervêm no comportamento do veículo, tornando a condução extremamente natural, instintiva e segura.
Por último, os quatro workshops debruçaram-se sobre as sofisticadas suspensões, as mais evoluídas do segmento, equipadas com o exclusivo sistema AlfaTM Link; à frente, cuja geometria de braço triangular alto com dupla alavanca inferior e eixo de direcção semivirtual (um exclusivo Alfa Romeo), optimiza o efeito de filtragem e permite uma direcção rápida e precisa. Atrás, optou-se por uma solução multilink, com quatro braços e meio - uma patente Alfa Romeo - que assegura uma óptima manobrabilidade aliada a excelente conforto. O esquema da suspensão permite que o sistema seja muito rígido em curva e, ao mesmo tempo, muito flexível em sentido longitudinal. Além disso, como opcional, estão disponíveis as Suspensões Activas AlfaTM com controlo de amortecimento electrónico, que se adaptam permanentemente às condições de condução, permitindo que o condutor escolha entre um comportamento mais vocacionado para as performances ou para o conforto. Outro factor que proporciona excepcional prazer de condução é a irrepreensível distribuição de peso entre os dois eixos e a excelente relação peso/potência, alcançada com a utilização de materiais ultraleves, como fibra de carbono no veio de transmissão em toda a gama.

 

Suspensão patenteada AlfaTM Link e dinâmica da viatura

Conduzir um Alfa Romeo é uma sensação inconfundível e inesquecível. E isto graças ao exclusivo esquema das suspensões.
À frente, suspensão com braço triangular alto com eixo de direcção semivirtual que permite ao condutor virar de forma rápida e precisa, graças à perfeita aderência ao solo e à grande sensação de controlo.
No eixo traseiro, o Giulia e o Stelvio são equipados com o novo esquema multilink em alumínio AlfaTM Link.
No projecto da suspensão do veículo, os principais requisitos envolviam a segurança, o conforto e a optimização do desempenho em termos de ruído, vibração e aspereza. Para um Alfa Romeo, no entanto, isto não é suficiente: o condutor precisa de sentir emoção e consegue-o graças à procura de um exclusivo feeling da direcção, extremamente precisa, e a performances sem compromissos.
É por isso que a equipa Alfa Romeo tem trabalhado em toda a gama Giulia e Stelvio, a começar pelas versões Quadrifoglio. Isto permite que também as versões com motores menos potentes retirem benefícios dos modelos topo de gama.

 

Suspensão dianteira - Estruturas e soluções patenteadas Alfa Romeo

Os objectivos que guiaram as fases de projecto da suspensão maximizaram o comportamento dinâmico e o conforto, criando um inconfundível e inesquecível feeling da direcção e evitando reacções no volante causadas pelo binário do motor nas versões Q4. Atingir estes objectivos implicou optar por uma suspensão de braço triangular alto em vez de McPherson; em prol de um maior controlo do ângulo da suspensão, necessário para tirar o melhor partido das características dos pneus, assegurando assim a máxima aderência à estrada. A suspensão dianteira em braço triangular alto do Alfa Romeo Giulia e do Alfa Romeo Stelvio com eixo de direcção semivirtual é constituída por:

  1. Braço superior de controlo;
  2. Dois braços inferiores separados (comportamento dinâmico e conforto);
  3. Braço da direcção com tirante;
  4. Conjunto de mola e amortecedor coaxial;
  5. Junta de alumínio com extensão telescópica específica.

 

A mais importante característica da suspensão dianteira é a existências de dois braços inferiores separados, ligados de forma independente à estrutura: esta dupla ligação inferior (patente Alfa Romeo) executa o movimento de uma "tesoura" que mantém a sensação de direcção linear em todas as condições. Resultados como estes não podem, pura e simplesmente, ser alcançados com uma suspensão convencional com um único braço inferior.

 

Esta solução assegura total controlo do braço longitudinal no solo, em função da direcção da suspensão, optimiza a rapidez e a precisão da direcção em todas as situações, garante o típico feeling de condução central Alfa Romeo e assegura a linearidade da resposta até aos limites da viatura, sempre dentro de total segurança. Ímpar sensação de resposta da direcção.

 

A direcção assistida eléctrica com motor colocado na cremalheira, aliada a uma relação de direcção extremamente directa (12:1), foi projectada para trabalhar em sincronia com a suspensão e garante a linearidade do binário transmitido ao volante em toda a gama de aceleração lateral.

 

Em comparação com os concorrentes, a adopção de uma suspensão com braço triangular alto em vez de McPherson permite atingir performances mais elevadas em termos de comportamento dinâmico e de conforto em andamento. Mas, ao mesmo tempo, envolve custos mais altos e mais peças para a suspensão. De modo a diminuir o peso, todos os componentes são construídos em alumínio. Em alguns a tecnologia de fabrico evoluiu para alumínio oco ou forjado.

 

Suspensão traseira

Para o eixo traseiro, foi escolhida uma solução multilink de quatro braços e meio. Este esquema, patenteado Alfa Romeo e denominado "AlfaTM Link", assegura um controlo extremamente preciso dos ângulos característicos das rodas, o que se traduz numa performance em estrada no topo da categoria. Excelente comportamento aliado a excepcional conforto. O esquema da suspensão permite que o sistema seja muito rígido em curva e, ao mesmo tempo, muito flexível em sentido longitudinal. A filtragem das irregularidades do piso é muito boa, graças também à utilização de ligações elásticas com amortecimento hidráulico.
O ajustamento da convergência pode ser feito através de um dispositivo patenteado que permite que os pontos mais rígidos da suspensão permaneçam inalteráveis, mesmo quando é necessário mudar a convergência e a inclinação. Esta solução não muda o comportamento elastocinemático da suspensão, mesmo que seja preciso ajustar os ângulos estáticos - isto não acontece quando se utilizam as soluções convencionais encontradas noutras viaturas.

 

A dimensão longitudinal da suspensão é a mais compacta do segmento. Este conteúdo permite um aumento do espaço disponível para os bancos traseiros, sem aumentar as dimensões do veículo e mantendo a distância entre eixos alinhada com as do segmento.
Os componentes da suspensão são construídos com materiais de alta resistência. 45% dos componentes são de alumínio, para reduzir o peso do conjunto das rodas e, assim, optimizar o conforto. A rigidez lateral da suspensão está no valor mais alto do segmento.

 

 

Tracção às quatro rodas com tecnologia Q4

Um 'gancho' (curva em cotovelo) na montanha, uma estrada em terra batida, um piso coberto de neve ou uma curva debaixo de chuva: são todas situações extremas, ideais para testar a agilidade e a potência dos novos Alfa Romeo. Em grande parte, graças ao sistema Q4 que assegura todas as vantagens da tracção às quatro rodas e, ao mesmo tempo, proporciona o prazer de condução de uma viatura de tracção traseira, oferecendo sensações únicas e superior prazer de condução.
O ponto fulcral do sistema é a distribuição activa de binário (Caixa de Transferência Activa, ou ATC), que monitoriza as condições de aderência e os comandos do condutor em tempo real, para assegurar sempre as melhores performances e, se necessário, transfere até 50% do binário para as rodas dianteiras através de um diferencial dianteiro extremamente compacto e leve.
Combinar máxima segurança e máxima performance em todas as condições, seja em pista, seja em neve: foram estes os ambiciosos objectivos que nortearam o desenvolvimento do sistema de tracção às quatro rodas temporária (On Demand), com componentes elaborados segundo determinadas especificações e estratégias de controlo implementadas internamente pela equipa Alfa, realçando o comportamento desportivo da viatura e o prazer de condução.
Quando a maior parte dos concorrentes apostam num sistema de distribuição de binário de fraca dinâmica com valores fixos (ex.: 60% - 40% em condições normais), o sistema Q4 da Alfa Romeo utiliza a tracção traseira até chegar aos limites de aderência ao piso e, dependendo das exigências do condutor, fecha as embraiagens do sistema de distribuição e transfere até 50% do binário do motor para o eixo dianteiro em menos de 150 milissegundos.
A distribuição de binário entres os eixos dianteiro e traseiro é, assim, constantemente modulada com extrema precisão, em função das efectivas condições de tracção e dos comandos do condutor: isto traduz-se num controlo do veículo no topo da sua classe, em termos de tracção e estabilidade da direcção em curva.

 

A tracção adicional garantida pelo sistema Q4 é utilizada para maximizar as performances em todas as condições, optimizando o comportamento do veículo, que é estabilizado antes mesmo de o programa de controlo de estabilidade intervir.
No domínio da tracção às quatro rodas temporária, o sistema Q4 representa um salto de gerações: os entusiastas sempre souberam que os tradicionais veículos de tracção às quatro rodas tendem, basicamente, a ser subviradores. Mas com o sistema Q4, o coração desportivo da Alfa Romeo bate a um ritmo diferente em qualquer das configurações do selector DNA, criando o máximo envolvimento na posição Dynamic, cujo controlo de tracção, projectado pela equipa Alfa Romeo, permite o mais puro prazer de condução de um veículo de tracção traseira com a máxima segurança garantida pela tracção às quatro rodas.
Para realçar a dinâmica e o comportamento em estrada, a opção tradicional é equipar o veículo com pneus de diferentes dimensões, mas a Alfa Romeo optou por uma via única para o seu sistema Q4: optimizou as características de comportamento dinâmico através da utilização de diferentes relações de transmissão entre os eixos dianteiro e traseiro. Mesmo em versões sem diferentes dimensões de pneus nos dois eixos, isto permite que a viatura saia de uma curva mais rapidamente, graças à rápida estabilização, permitindo acelerar mais cedo em comparação com uma tracção às quatro rodas, com idênticas relações de transmissão entre os eixos dianteiro e traseiro.
Obviamente, nas versões Q4 a escolha diferenciada de pneus para os dois eixos, como no caso do Stelvio Quadrifoglio, realça ainda mais as características dinâmicas da viatura.
Para oferecer este nível de performances, todo o sistema foi projectado à luz de especificações completamente novas, exigentes e inovadoras: o sistema de distribuição activa de binário (Caixa de Transferência Activa ou ATC) foi projectado para ajustar, rapidamente e com precisão, o valor de binário enviado para o eixo traseiro, modificando-o instantaneamente de acordo com as necessidades de tracção, as exigências do condutor e o comportamento dinâmico do veículo.
Os tempos de reacção são uma referência na classe: o sistema consegue enviar quase 1.000 Nm para o pinhão do diferencial dianteiro em menos de 150 milissegundos e reduzir de 1.100 Nm para 100 Nm em apenas 120 milissegundos, além de resistir a uso intenso - o género de condução nos limites típico nas pistas ou em pisos de baixa aderência, dissipando elevadíssimos níveis de energia no conjunto da embraiagem sem necessidade de sistemas externos de arrefecimento. Esta é uma característica única no mercado, capaz de garantir uma dinâmica de condução extrema durante muito tempo sem sobreaquecimento.
O sistema de distribuição activa de binário Alfa Romeo Q4 (Caixa de Transferência Activa ou ATC) também oferece níveis ímpares de entrada/saída de binário, sendo capaz de aceitar uma entrada de binário até 5.000 Nm da transmissão e enviar (relação de 1:1) até 1.200 Nm para o pinhão do eixo dianteiro, tudo através de uma corrente de transmissão com lubrificação por salpico, que assegura silêncio de funcionamento, eficiência e máxima fiabilidade.

 

O diferencial dianteiro Alfa Romeo Q4 é extremamente compacto e leve, embora muito resistente e capaz de gerir elevados valores de binário (até 4.000 Nm na engrenagem da caixa de velocidades). É muito eficiente e de peso reduzido (menos de 12 kg), graças a elementos do projecto estudados especificamente para reduzir fugas ao mínimo. Uma pequena obra-prima.

 

O aumento global do peso do sistema de tracção às quatro rodas, incluindo os semieixos dianteiros, é inferior a 50 kg com óleo, um valor de referência neste capítulo.

 

Diferencial autoblocante mecânico Q2

As versões com tracção às quatro rodas Q4 podem ainda integrar um diferencial traseiro autoblocante mecânico, disponível como opcional também em versões apenas com tracção traseira.
O diferencial traseiro autoblocante realça a agilidade e a natureza desportiva dos novos Alfa Romeo. O diferencial garante tracção perfeita em todas as condições, para uma experiência de condução fluida. Foi projectado com um conjunto de embraiagens de 1,5 vias, anéis de pressão e sem pré-carga.

 

O diferencial autoblocante mecânico Q2 acentua a agilidade do veículo, permitindo a sua utilização com máxima segurança. O sistema assegura:

  • performances de condução optimizadas, com bloqueio do diferencial;
  • maior estabilidade do veículo em curvas a alta velocidade e maior aceleração lateral;
  • melhor tracção do veículo, mesmo em condições de aderência distintas nos eixos;
  • extraordinárias características de estabilidade e controlo em condução em recta, em quaisquer condições de aderência;
  • máxima segurança em piso molhado ou escorregadio, já que mantém as rodas sempre sob controlo e reduz a derrapagem.

 

Chassis Domain Control, Vectorização de Binário e Suspensões Activas

Todos os modelos foram projectados para alcançarem a melhor performance dinâmica e oferecerem uma experiência de condução única. Para assegurar este resultado, o desenvolvimento da plataforma seguiu as seguintes directrizes: distribuição do peso 50/50 como base do projecto e máxima leveza.
O ponto de partida era a procura da excelência passiva do veículo: suspensões, direcção, diferencial, travões. No entanto, tudo isto não garante as performances únicas na sua classe: é necessário um "cérebro" para comandar e coordenar todo o sistema de controlo do equipamento de bordo, desde as suspensões activas até à vectorização do binário. É tudo coordenado pelo Chassis Domain Control, projectado pela Alfa Romeo, com algoritmos patenteados.
Este é o "segundo cérebro" do veículo (a seguir ao do condutor): é uma exclusiva unidade de inteligência central que supervisiona todos os dispositivos electrónicos que intervêm em tempo real no comportamento em estrada, tornando a condução extremamente natural, instintiva e segura.
A filosofia Alfa Romeo é que os sistemas activos não devem distorcer a resposta de sofisticados mecanismos, mas sim proporcionar a assistência necessária para oferecer as melhores performances, em máxima segurança, em todas as condições de condução.

 

Alfa CDC

Desenvolvido em colaboração com a Magneti Marelli, o controlo dinâmico do chassis (CDC, Chassis Domain Control) AlfaTM representa o "cérebro" do veículo, que coordena toda a electrónica de bordo.
O sistema gere as intervenções de diferentes conteúdos - sistema de condução DNA, vectorização de binário, tracção integral (Q4), repartidor Active Aero Splitter, Suspensões activas -, atribuindo a cada um deles uma tarefa precisa, a fim de optimizar o desempenho e o prazer de condução.

 

A centralina CDC coordena todos os sistemas activos do veículo em tempo real, com base nos dados de aceleração e guinadas detectados pelos sensores, garantindo o máximo desempenho e segurança em todas as condições. Além disso, previne e gere situações críticas, informando antecipadamente as centralinas de controlo específicas envolvidas no sistema electrónico do veículo: chassis, motopropulsor, sistema de travagem, direcção, assistência e diferencial de viragem.
Na cultura técnica da Alfa Romeo, os sistemas de controlo têm de ceder o protagonismo ao estilo e não devem "ocupar o banco do condutor", no lugar da pessoa que já ali se encontra. Devem melhorar a excelência mecânica do veículo, ao invés de corrigir os seus erros.

 

Todos estes sistemas e respectivas estratégias de controlo proprietárias foram concebidos e implementados de forma a não serem invasivos e a alcançar níveis únicos de desempenho e controlo. Num modelo Alfa Romeo, é sempre o condutor a decidir o motivo pelo qual a Alfa Romeo continua a acreditar nos automóveis e no prazer de quem os conduz.
O Controlo do domínio do chassis desenvolvido pela Alfa Romeo com algoritmos proprietários, aliado a um aspecto distintamente desportivo, incorporou esta filosofia no Giulia e no Stelvio ao mais alto nível.

 

Vectorização de binário

Uma das mais avançadas características tecnológicas desenvolvidas pela equipa de engenheiros da Alfa Romeo é o sistema de vectorização de binário.

 

Trata-se de um sistema que permite ao diferencial traseiro variar a potência em cada roda, melhorando a tracção e o desempenho. Esta tecnologia garante uma rápida reacção de viragem e uma estabilidade excelente dos pneus, mesmo a velocidades elevadas e em condições atmosféricas extremas.
O sistema é composto por duas embraiagens electromecânicas integradas no diferencial traseiro, que permitem ao sistema distribuir o binário mecanicamente a cada um dos dois eixos traseiros de forma independente, simplificando a condução, mesmo em condições atmosféricas difíceis. Graças à interacção com o CDC (Controlo do domínio do chassis), esta solução melhora a agilidade, a segurança e a tracção do veículo.

 

A vectorização de binário permite optimizar a agilidade do veículo graças a:

  • aumento da aceleração lateral máxima e do limite de velocidade;
  • compensação da tendência de subviragem;
  • melhoria da resposta do veículo aos comandos do condutor.

Garantir a máxima segurança a todo o momento:

  • melhorando a estabilidade;
  • dispensando o condutor em situações críticas;
  • estabilizando o comportamento do veículo;
  • ajudando o condutor a manter o controlo total do veículo.

 

A equipa Alfa Romeo desenvolveu as estratégias de controlo de binário com base num uso extensivo das mais precisas e avançadas ferramentas de simulação virtual, bem como sessões de condução em simulador, complementando posteriormente o desenvolvimento com campanhas de testes nas mais variadas condições de utilização e de aderência. Tudo isto permitiu um aumento de 4% da aceleração lateral e uma redução de 17% da subviragem, a par de um ganho de aproximadamente 20% em agilidade.

 

Por último, mas igualmente importante, o efeito no comportamento do veículo é a maximização do desempenho dos pneus em termos de aderência. As forças produzidas pela interacção pneu/estrada podem ser maximizadas graças à vectorização de binário.

 

 

Suspensão activa

Graças a uma estratégia de controlo de alto nível integrada na centralina CDC, as suspensões activas absorvem choques não apenas na proporção da velocidade (como acontece num amortecedor passivo), mas também dependendo da posição do selector DNA e das condições do piso.

 

DNA em N: a posição "Natural" permite uma melhoria de aproximadamente 0,5 pontos em manobrabilidade na escala SAE, quando comparada com amortecedores passivos. Simultaneamente, o condutor sente uma maior suavidade do veículo e um maior conforto, mesmo em pisos irregulares.

 

DNA em D: a posição "Dinâmica" oferece uma melhoria de aproximadamente 1 ponto em manobrabilidade na escala SAE. Paralelamente, o conforto não é agravado face ao que acontece em condições normais.

 

Os amortecedores controlados, disponíveis de série na versão Quadrifoglio e como opção em todas as outras versões, reduzem ainda mais o ângulo dinâmico ao travar, e a calibração de controlo Skyhook minimiza a inclinação dinâmica e a oscilação do corpo da carroçaria do veículo.

 

 

Sistema de travagem inteligente

Desde o início da sua história, a Alfa Romeo tem sido caracterizada por um ADN desportivo dedicado às pistas e às corridas de automóveis. O cliente que conduz um Alfa sente e está consciente de que conduz um modelo de alto desempenho, que difere dos seus concorrentes directos pelo carácter desportivo mais acentuado.

 

Como é que isto acontece? Isto resulta de um sistema de desenvolvimento do tipo "TOP-DOWN", no qual o veículo com o desempenho mais elevado na gama, o Quadrifoglio, é a referência até mesmo para as versões com motores menos potentes.
Para obter um desempenho superior em travagem, focámo-nos em dois dos principais componentes do sistema de travagem: o sistema básico e o sistema de actuação. Os engenheiros da Alfa Romeo trabalharam durante todo o desenvolvimento para integrar os dois sistemas e maximizar o seu desempenho. No que diz respeito aos dois principais componentes do sistema de travagem:

 

O sistema Brembo

Para maximizar a redução das massas não suspensas, toda a gama Alfa Romeo tem um sistema de travagem com pinças de alumínio. Comparativamente às tradicionais pinças flutuantes em ferro fundido, as de alumínio pesam cerca de metade da massa total do veículo. A redução das massas não suspensas contribui para a melhoria do contacto entre roda e a estrada. O design da pinça de alumínio é fruto de um trabalho de optimização com os seguintes propósitos em mente:

  • Menos materiais para máxima rigidez do corpo da pinça.
  • Optimização do design para garantir as características de conforto.
  • Design: a pinça de alumínio confere ao veículo um carácter desportivo.

Particularmente, ao aplicar a gama para responder a exigências de compactidade e rigidez, desenvolvemos as novas pinças a partir do zero, passando depois por um trabalho de desenvolvimento e optimização.

 

Para as aplicações do Quadrifoglio, fomos ainda além do sistema de travagem. Com o intuito de responder a metas preestabelecidas no início da concepção em termos de peso e desempenho em pista, as pinças de alumínio foram adoptadas em ambos os eixos, dianteiro e traseiro. A utilização extrema em pista resultou no desenvolvimento de um sistema de cerâmica de carbono no Stelvio e no Giulia, para tirar o máximo proveito da dinâmica. Os discos de cerâmica de carbono não só garantem uma maior estabilidade do coeficiente de atrito, mesmo a altas temperaturas, como também contribuem substancialmente para a redução da massa do veículo - quando comparados com os discos de ferro fundido, os de cerâmica de carbono pesam menos 5 kg, o que se traduz numa poupança global de 20 kg.

 

A utilização extrema para o desempenho de travagem não vem apenas dos travões, mas também da sua integração com outros sistemas. Manter o sistema a baixas temperaturas significa permitir ao veículo tirar o máximo partido das suas capacidades dinâmicas e aumentar os seus limites na pista, em termos de duração. Para concretizar este objectivo, o spoiler móvel dianteiro (aerodinâmico activo), além de gerar uma força descendente, foi concebido de forma que o fluxo de ar gerado, combinado com uma geometria de escudo térmico relevante, transmite um fluxo adicional à convecção normal, contribuindo para prolongar a vida e a eficácia do sistema.

 

 

Brake by Wire - IBS activation system

A principal inovação que a Alfa Romeo introduziu na gama está no sistema de travagem Brake by Wire MKC1 Continental.

 

O novo sistema de activação é uma estreia no mundo automóvel, sendo que actualmente nenhum outro veículo em produção inclui este sistema. As principais vantagens oferecidas são:

  • Espaço: como ilustrado na imagem abaixo, a utilização deste sistema representa uma redução considerável do componente no interior do vão do motor, substituindo um único equipamento por uma unidade composta por bomba, travões eléctricos e ESP. Além de ser coerente com a filosofia de redução da massa que orientou o projecto Giorgio desde o início, reduzir os componentes permite que tudo seja mais compacto no interior do vão do motor, garantindo menos massa em suspensão e tornando o veículo mais ágil.

 

  • Peso: a bomba, os travões eléctricos e a Centralina ESP pesam bastante menos que a solução MKC1 (ca. +50%)

 

  • Pedal desacoplado do sistema de travagem: o sistema Brake by Wire permite desacoplar o pedal do travão do circuito hidráulico das pinças. As principais vantagens desta solução são:

    1.       Melhorar a sensação do pedal do travão: a sensação do pedal do travão é a forma como o condutor sente a capacidade de abrandar do veículo. Nos sistemas tradicionais, as regras da estrada, a carga e a desaceleração foram obtidas através do equilíbrio entre os componentes de hardware do sistema (bomba da pinça e travões eléctricos) e a limitação de variar a temperatura e independentemente da velocidade. No sistema de travagem Brake by Wire, a sensação em termos de carga é conseguida através de um simulador que pode ser totalmente adaptado. A resposta, em termos de redução da velocidade, é uma calibração que pode ser optimizada de acordo com as condições de condução - uma sensação menos agressiva do pedal pode ser obtida para uma condução descontraída no trânsito ou mais agressiva em condições de condução em pista - aumentando assim a flexibilidade do sistema e a sua capacidade de utilização.

    2.       Estabilidade da sensação do pedal quando usado em actividades desportivas: com o sistema de travagem Brake by Wire, é possível manter constante o curso do pedal, ao contrário do que acontece nos sistemas de travagem tradicionais, onde a ligação física promove o aumento progressivo do curso do pedal devido ao aquecimento extremo em pista.

    3.       Melhoria do desempenho: a pressão é gerada por um atuador linear, o que permite um gradiente de pressão e tempos muito mais curtos de bloqueio das rodas quando comparado com os sistemas tradicionais. Esta característica traduz-se num melhor controlo da dinâmica das rodas, com a consequente redução drástica das distâncias de travagem.

 

 

Os parceiros da marca Alfa Romeo no evento Balocco Proving Ground

Nesta ocasião, a Alfa Romeo uniu esforços com alguns dos seus parceiros, líderes nos respectivos sectores, para uma experiência de condução ainda mais emocionante. Entre eles estava a Sparco, líder nos circuitos e pistas de todo o mundo desde 1977, e actualmente o fornecedor de bancos para veículos desportivos e componentes em carbono para as versões Giulia e Stelvio Quadrifoglio e, com os seus produtos, líder do "kit de boas-vindas" para clientes da série NRING, lado a lado com a Pirelli, um dos OEM de pneus da gama Alfa Romeo e fornecedor exclusivo das versões Quadrifoglio.
Deve ainda ser feita uma menção especial aos instrutores de condução profissionais do Andrea de Adamich Internacional Safe Driving Centre que, após uma breve sessão teórica conduzida pelos designers, proporcionaram emocionantes sessões de condução prática nos circuitos, propositadamente estudadas para destacar os efeitos das soluções técnicas da Alfa Romeo na dinâmica de condução dos veículos. Uma maneira original e agradável de conhecer as suas tecnologias de ponta "no terreno". Iniciada em 1991, a parceria entre o Safe Driving Centre e a Alfa Romeo tem originado cursos permanentemente actualizados e elaborados à medida das necessidades dos participantes, com uma forte ênfase na segurança, prevenção e utilização responsável em estrada.
Por fim, também marcou presença no evento a Car Shoe, fundada em 1963, que ofereceu os sapatos Alfa Romeo Quadrifoglio, um modelo inspirado no design das botas de corrida. Apresentados no ano passado, para coincidir com o lançamento do Alfa Romeo Stelvio Quadrifoglio, os sapatos Alfa Romeo Quadrifoglio são fabricados em couro e tecido técnico, e apresentam uma sola especial técnica - para combinar boa aderência no terreno com maior sensibilidade de condução - e foram personalizados com o nome "Alfa Romeo" e o histórico trevo de quatro folhas "Quadrifoglio", visível e claramente reconhecível no sapato. 

 

Inscreva-se na newsletter.

INSCREVA-SE AGORA